História

1956

Nasce a sociedade civil de utilidade pública “Pioneiras Sociais”

Decreto N°39.865, de 29 de agosto de 1956
Decreto N°39.865, de 29 de agosto de 1956

1960

O Centro de Reabilitação SARAH Kubitschek no dia da inauguração

Com o objetivo de dotar Brasília de modernas instalações para reabilitação, a Fundação das Pioneiras Sociais implanta um novo centro clínico, inaugurado, em 21 de abril de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

O Centro de Reabilitação SARAH Kubitschek no dia da inauguração
O Centro de Reabilitação SARAH Kubitschek no dia da inauguração

1968

Origens do projeto SARAH

Aloysio Campos da Paz Júnior é convidado para dirigir o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek e nele desenvolver as ideias que surgiram do seu treinamento em Oxford. Surge o embrião do Conselho Comunitário, para dar apoio político ao futuro projeto.

1969

Ampliação do Centro

O Centro de Reabilitação, ampliado e adaptado, passa a funcionar também como hospital cirúrgico, com 66 leitos. Expande sua área de atendimento do Distrito Federal para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

1976

Aprovação do projeto

A Secretaria de Planejamento da Presidência da República e o Ministério da Saúde aprovam projeto que prevê um futuro hospital de reabilitação. Além dos programas de tratamento, esse centro médico formará recursos humanos, desenvolverá técnicas e equipamentos e coordenará, no futuro, uma rede nacional de hospitais de reabilitação.

1977

Formação da equipe

Inicia-se a formação de uma nova geração de profissionais que viverá os ideais do SARAH e, futuramente, consolidará a implantação da Rede.

Dr. Aloysio Campos da Paz Júnior (à esquerda) e Dra. Lúcia Willadino Braga (à direita) com equipe interprofissional e pacientes, nos jardins do antigo Centro de Reabilitação
Dr. Aloysio Campos da Paz Júnior (à esquerda) e Dra. Lúcia Willadino Braga (à direita) com equipe interprofissional e pacientes, nos jardins do antigo Centro de Reabilitação

1979

Trabalho em tempo integral e dedicação exclusiva

O Centro de Reabilitação traz uma importante inovação às relações de trabalho na saúde pública brasileira.

A extinção da dupla militância, caracterizada pela atuação do mesmo profissional no setor público e no setor privado, melhora a qualidade do atendimento.

Esse processo começa com a adoção do trabalho em tempo integral e, posteriormente, da dedicação exclusiva à instituição.

1980

Inauguração do Hospital SARAH

Em 12 de setembro, o Hospital SARAH Brasília torna-se realidade, com a inauguração pelo Presidente da República.

Vista Externa do SARAH Centro
Vista Externa do SARAH Centro

1991

Aprovação da lei: Contrato de Gestão

A Lei 8.246 (22 de outubro de 1991) institui a Associação das Pioneiras Sociais, entidade gestora da Rede SARAH, na modalidade de Serviço Social Autônomo.

Em 27 de dezembro, a Associação assina, com a União, o primeiro Contrato de Gestão do Brasil, que será fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União.

O Conselho de Administração preside as decisões da nova Associação.

1993

SARAH São Luís

A Rede SARAH expande as suas atividades, inaugurando uma unidade em São Luís, Maranhão, para aumentar o atendimento às populações das regiões Norte e Nordeste.

1994

SARAH Salvador

Segue a expansão da Rede, com a inauguração do SARAH Salvador, na Bahia. O Conselho de Administração elege Lúcia Willadino Braga como diretora da Rede SARAH. 

1997

SARAH Belo Horizonte

O antigo Hospital das Pioneiras de Belo Horizonte é estruturado como nova unidade da Rede SARAH, com ampliação das instalações e adoção de tecnologia de ponta, visando aumentar o atendimento na Região Sudeste.

1999

Projeção internacional

A Universidade de Reims Champagne-Ardenne, da França, concede o título de Doutora Honoris Causa à Dra. Lúcia Willadino Braga, em reconhecimento às contribuições científicas feitas ao longo de sua carreira profissional, inteiramente dedicada à Rede SARAH.

2000

The Year 2000 Conference on Brain Injury

Já reconhecida, internacionalmente, como centro de produção de conhecimento e pesquisa, a Rede SARAH recebe, em Brasília, o congresso da International Brain Injury Association: the Year 2000 Conference on Brain Injury.

2001

SARAH Fortaleza

A Rede inaugura sua primeira unidade voltada exclusivamente para a Neurorreabilitação: o SARAH Fortaleza.

2001

24th Annual Mid-Year Meeting – International Neuropsychological Society

A Rede SARAH recebe em Brasília a 24ª Conferência da Sociedade Internacional de Neuropsicologia, 24th Annual Mid-Year Meeting e amplia o intercâmbio com os mais importantes centros de pesquisa mundial.

2002

SARAH Ilha da Pombeba – RJ

Inauguração do Centro de Reabilitação Infantil, na Ilha da Pombeba, no Rio de Janeiro. Posteriormente, será o Centro Internacional de Neurociências e Neurorreabilitação, para a prática de esportes em contato com a natureza e a reabilitação neurocognitiva.

2004

1st International Congress on Neurosciences and Rehabilitation

O Centro Internacional de Neurociências no Lago Norte sedia o 1º Congresso Internacional de Neurociências e Reabilitação.

Dr. Klaus Willmes, professor da Universidade de Aachen, Alemanha, e Barbara Wilson, pesquisadora de Cambridge, Reino Unido, no 1st Internacional Congress on Neurosciences and Reahabilitation.
Dr. Klaus Willmes, professor da Universidade de Aachen, Alemanha, e Barbara Wilson, pesquisadora de Cambridge, Reino Unido, no 1st Internacional Congress on Neurosciences and Reahabilitation

2005

Método SARAH

Publicação do novo método de neurorreabilitação, desenvolvido na Rede SARAH, com resultados científicos comprovados. Abordagem inovadora traz a família e o contexto de cada paciente para o tratamento. O objetivo passa a ser valorizar as capacidades que estão presentes, não as que foram perdidas. Método SARAH passa a ser adotado internacionalmente.

Livro do método SARAH
Livro do método SARAH

2005

SARAH Macapá

Inauguração da unidade de neurorreabilitação de Macapá, para a adoção da metodologia de reabilitação criada na Rede SARAH e difundida internacionalmente: um projeto voltado para o atendimento da criança e da família.

2007

SARAH Belém

Nova unidade é especializada em neurorreabilitação para crianças e adolescentes com paralisia cerebral, lesão cerebral adquirida e atraso do neurodesenvolvimento.

2008

5th World Congress for NeuroRehabilitation

A Rede SARAH sedia o 5º Congresso da Federação Mundial de Neurorreabilitação, com a participação de representantes de 74 países: the 5th World Congress for NeuroRehabilitation.

2009

Centro Internacional de Neurociências e Neurorreabilitação – Rio de Janeiro

A inauguração do Centro Internacional de Neurociências e Neurorreabilitação, no Rio de Janeiro, concretiza o ideal que começou com a implantação do Centro de Reabilitação Infantil, na Ilha da Pombeba.

Olhando para o futuro

A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação continua a transformar-se e a evoluir, oferecendo reabilitação ortopédica e neurológica avançada e tratamento humanizado, gratuitamente, a brasileiros e brasileiras de todos os segmentos socioeconômicos. Esse é o patrimônio maior que a instituição transmite ao futuro.