Caetano Veloso: Rede SARAH é 'sintoma bom do Brasil'

De pé e sorrindo, Caetano Veloso inclina-se para abraçar criança em cadeira de rodas, paciente do SARAH Brasília, de quem recebeu um buquê de flores.
Caetano Veloso recebendo flores de Maisa Santos Bernardes, paciente do SARAH Brasília

Caetano Veloso apresentou-se, na tarde do dia 31 de julho de 2023, no Teatro do Hospital SARAH Brasília Centro, para pacientes, acompanhantes, colaboradores e convidados da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.

Falando para um tetro lotado, inclusive nas galerias laterais, projetadas especialmente para o acesso de pacientes em cadeiras de rodas e camas-maca, Caetano referiu-se à Rede como “um sintoma bom do Brasil” e um exemplo para os brasileiros.

A Rede SARAH é uma entidade sem fins lucrativos que atende, gratuitamente, pacientes com lesões neurológicas e ortopédicas, exclusivamente com recursos orçamentários da União e com padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.

“Muito feliz de estar aqui. Muito honrado de poder atender o convite de Dra. Lúcia, porque o SARAH é uma coisa que o Brasil ensina a si mesmo. É uma das poucas coisas que vêm sendo feitas no Brasil que ensinam ao Brasil o que ele deve ser, ” disse o cantor e compositor. “Eu agradeço muito a presença de todos vocês e me sinto honradíssimo de cantar para quem está aqui trabalhando e sendo atendido por um Brasil que é o esboço do Brasil que a gente quer que seja.”

Durante a matinê musical, Caetano cantou e tocou ao violão, sem o acompanhamento de outros músicos, grandes sucessos da sua carreira, como “Tigresa”, “Cajuína” e “Leãozinho”. Ele cantou “Luz do Sol” com Orlando Morais, que fez uma participação especial.

Ao final do espetáculo, a paciente Maisa Santos Bernardes, de apenas oito anos, presenteou Caetano com um buquê de flores em nome de toda a comunidade SARAH.

“Eu fiquei um pouco nervosa de subir lá no palco, na frente de todo mundo, mas fiquei mais tranquila que a minha mãe, mas eu disse pra ela pra ter coragem”, disse Maisa, que está internada no SARAH Brasília há cerca de uma semana para reabilitação pós-cirúrgica ortopédica, acompanhada da mãe, Geisiele. “O moço me abraçou, abraçou minha mãe, sorriu pra mim e agradeceu as flores. Ele era muito legal.”

Para Geisiele, um espetáculo como esse ajuda a lidar com a saudade de casa e do marido, Vando, e dos dois filhos pequenos, Davi e Daniel, de seis anos e dois anos de idade, respectivamente, que ficaram em Novo Paraíso, Rondônia. “A gente está aqui, longe de casa, daí chamam a gente para ver esse show de alguém famoso e essas músicas tão lindas. Foi especial”, disse ela.

A presidente da Rede SARAH, Dra. Lúcia Willadino Braga, agradeceu a presença de Caetano, que aceitou seu convite para contribuir com a arte dele para o bem-estar mental e a reabilitação dos pacientes.

“Aqui na Rede SARAH, temos o projeto Arte e Reabilitação. Observamos cotidianamente como o contato com a arte traz melhoras na reabilitação dos pacientes. Sempre que possível, convidamos artistas para fazerem apresentações aqui no nosso auditório e os resultados são sempre magníficos. O de hoje, então, foi excepcional,” disse Dra. Lúcia, logo após o espetáculo.

“A presença do Caetano Veloso era um sonho antigo no nosso projeto. Estamos felizes que ele tenha encontrado um momento especial para nós e tenha feito uma apresentação tão maravilhosa. Muitas pessoas na plateia ficaram emocionadas. Hoje, provavelmente, nosso consumo de analgésicos vai ser baixíssimo. A alegria de ver um espetáculo faz sumir qualquer dor.”

Entre os convidados presentes na plateia estavam o senador Randolfe Rodrigues; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Roberto Barroso; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Cristina Pedruzzi; o ministro aposentado do STF Ayres Britto; e a atriz Maria Paula.

O espetáculo teve ampla cobertura na imprensa:

Caetano Veloso sobre o Hospital SARAH Brasília: “Um sintoma bom do Brasil” – Aline Brito, Correio Braziliense.
Caetano Veloso emociona público em show especial no SARAH – Jade Abreu, Metrópoles.
Caetano Veloso faz show para pacientes da Rede SARAH – Hugo Evaristo, TV Globo Brasília, DF2.
Caetano Veloso faz show gratuito em hospital e emociona pacientes – Hugo Evaristo, TV Globo Brasília, Bom Dia DF.

Captura de tela da TV Globo Brasília mostra Caetano Veloso sentado, trajando casaco, camisa e calças pretas, cantando ao microfone e tocando violão, no centro do palco iluminado do Teatro SARAH. Na base da imagem, vinheta mostra os dizeres: "VISITA ILUSTRE NA REDE SARAH. Caetano Veloso faz show para pacientes e funcionários."
Matéria do DF2 (Captura de tela – crédito: TV Globo)
Vestindo uniformes hospitalares, pacientes em cadeiras de rodas acomodam-se em uma das galerias laterais do Teatro SARAH para assistir ao espetáculo de Caetano Veloso. Na base da imagem, vinheta mostra os dizeres: "VISITA ILUSTRE NA REDE SARAH. Caetano Veloso faz show para pacientes e funcionários."
Matéria do Bom Dia DF (Captura de tela – crédito: TV Globo)