A equipe de Pediatria do Desenvolvimento atende crianças e adolescentes com enfermidades neurológicas e ortopédicas, congênitas ou adquiridas, que necessitam de habilitação ou reabilitação. O tratamento é realizado a partir de um atendimento ambulatorial.
Oferecem essa especialidade as unidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília (Centro e Lago Norte), Fortaleza, Macapá, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís.
Critérios de atendimento
Bebês com fatores de risco para lesão cerebral.
Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Paralisia cerebral.
Microcefalia.
Mielomeningocele e disrafismo oculto.
Sequelas de lesão encefálica (traumatismo cranioencefálico, anóxia cerebral decorrente de afogamento ou acidente anestésico, encefalite, acidente vascular-encefálico).
Sequelas de tumores da medula espinhal.
Lesão medular adquirida.
Atenção
Para iniciar o acompanhamento com a equipe de Pediatria do Desenvolvimento, é necessário que o paciente esteja apto para a reabilitação. Entre as condições clínicas necessárias para começar esse processo, destacamos:
Em caso de traumatismo crânioencefálico ou raquimedular, será necessário aguardar a conclusão do tratamento da fase aguda.
Em caso de sequelas de tumores, o paciente precisa ter concluído o tratamento do tumor.
O paciente não deve estar recebendo nutrição parenteral (NPT) e nem ser dependente de ventilação mecânica, fatores restritivos para a realização das terapias de reabilitação.