Arteterapia une arte e ciência em nome da reabitação
A arteterapia promove experiências artísticas que estimulam o bem-estar, a autoestima e a motivação para a recuperação. Essa é a premissa da matéria do Metrópoles sobre o uso da arteterapia na Rede SARAH.
Com destaque para o “Arte e Reabilitação”, o veículo relata que esse é parte essencial do método adotado na Rede e como ele nasceu da observação que o emocional é significativo no tratamento. Além disso, o programa conta não só com o envolvimento dos pacientes, mas também acompanhantes e familiares.
“Muitos chegam inseguros ou desmotivados, mas ao vivenciarem as oficinas, ganham autoconfiança, autoestima e uma sensação de pertencimento”, diz a professora Aline Ribeiro Galvão, que está dentro do programa de reabilitação há 15 anos.
Apresentações musicais, espetáculos de dança, peças de teatro e oficinas de arte fazem parte da rotina de atividades da reabilitação.
“Quando o paciente está feliz, ele acaba sentindo menos dor. Isso aumenta a adesão ao tratamento e melhora o desempenho nas terapias”, complementa a presidente do SARAH, Lúcia Willadino Braga.
Confira a reportagem completa no link abaixo:
Arteterapia: conheça projeto da Rede SARAH que une arte e reabilitação