SARAH Brasília Centro recebe selo de preservação arquitetônica

SARAH Brasília Centro
SARAH Brasília Centro

O Hospital SARAH Brasília Centro foi escolhido para receber um selo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), em reconhecimento a sua qualidade de projeto, boa conservação e contribuição para a história da arquitetura.

A cerimônia de entrega do selo foi realizada no Teatro SARAH, dia 12 de dezembro de 2023, com a presença de Dra. Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, representantes do CAU/DF – entre eles a presidente, Mônica Blanco, e o vice-presidente, Pedro Grilo –, e membros da comunidade SARAH. Adriana Filgueiras Lima, filha do autor do projeto original do SARAH Centro, o arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima, também estava presente.

A solenidade foi aberta a todos os colaboradores do hospital, que compareceram para aplaudir as equipes de arquitetos, engenheiros e outros profissionais responsáveis pela preservação da arquitetura e pela manutenção predial.

Dra. Lúcia Willadino Braga junto aos colaboradores do SARAH Brasília que receberam os certificados
Dra. Lúcia Willadino Braga junto aos colaboradores do SARAH Brasília que receberam os certificados

Receberam certificados de reconhecimento do CAU/DF os seguintes profissionais da Rede: 

  • Felipe Pereira Nascimento
  • Guilherme Santoucy Mignot Grave
  • Manuela Souza Ribeiro
  • Denis Augusto Prado Pimenta
  • Rodolfo Alves Carvalho
  • Felipe Silva Cardoso
  • Fernanda Gomes Amorim
  • Giovanni de Oliveira Dala Paula
  • Henrique Otavio de Pádua Borges
  • Sara Daniele Brito Ribeiro Braga
  • Victor Rodrigues Lourenço
  • William Parga Rodrigues

Ao final da solenidade, Dra. Lúcia e os demais convidados colaram uma placa com o Selo CAU/DF no salão de entrada do hospital.

Reportagem do DF2 (Captura de tela – crédito: TV Globo)
Reportagem do DF2 (Captura de tela – crédito: TV Globo)

A premiação foi noticiada no programa DF2, da TV Globo Brasília, em 8 de dezembro de 2023, com reportagm da jornalista Geovanna Gravia.

“O prédio traz leveza e arte para os pacientes que estão hospitalizados aqui,” disse a repórter. “De acordo com a avaliação do Conselho de Arquitetura, o estado de conservação do edifício é excelente e garante a originalidade das linhas arquitetônicas, dentro dos princípios da arquitetura de Brasília.”

Dra. Lúcia falou à reportagem sobre a responsabilidade de aliar a atualização tecnológica à preservação do projeto original do arquiteto João Filgueiras Lima – pensado, junto com as equipes de saúde, como lugar de reabilitação humanizada.

Dra. Lúcia Willadino Braga em entrevista ao DF2 (Captura de tela – crédito: TV Globo)
Dra. Lúcia Willadino Braga em entrevista ao DF2 (Captura de tela – crédito: TV Globo)

“O SARAH é um hospital digital muito ágil, mas isso não atropelou o espaço arquitetônico, então a gente mantém os espaços amplos, onde as equipes podem interagir entre si”, disse a neurocientista.

Dezenove construções foram consideradas para receber essa distinção, inclusive o prédio administrativo da Rede, o Edifício Pioneiras Sociais, que foi reformado com projeto do Lelé Filgueiras, na categoria de edificações de escritórios.

Segundo a reportagem, ganhou o segundo lugar na competição pelo Selo CAU/DF 2023 o Bloco D da SQS 213, que concorreu na categoria de blocos de superquadras.