SARAH Brasília Centro recebe selo de preservação arquitetônica

O Hospital SARAH Brasília Centro foi escolhido para receber um selo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), em reconhecimento a sua qualidade de projeto, boa conservação e contribuição para a história da arquitetura.
A cerimônia de entrega do selo foi realizada no Teatro SARAH, dia 12 de dezembro de 2023, com a presença de Dra. Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, representantes do CAU/DF – entre eles a presidente, Mônica Blanco, e o vice-presidente, Pedro Grilo –, e membros da comunidade SARAH. Adriana Filgueiras Lima, filha do autor do projeto original do SARAH Centro, o arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima, também estava presente.
A solenidade foi aberta a todos os colaboradores do hospital, que compareceram para aplaudir as equipes de arquitetos, engenheiros e outros profissionais responsáveis pela preservação da arquitetura e pela manutenção predial.

Receberam certificados de reconhecimento do CAU/DF os seguintes profissionais da Rede:
- Felipe Pereira Nascimento
- Guilherme Santoucy Mignot Grave
- Manuela Souza Ribeiro
- Denis Augusto Prado Pimenta
- Rodolfo Alves Carvalho
- Felipe Silva Cardoso
- Fernanda Gomes Amorim
- Giovanni de Oliveira Dala Paula
- Henrique Otavio de Pádua Borges
- Sara Daniele Brito Ribeiro Braga
- Victor Rodrigues Lourenço
- William Parga Rodrigues
Ao final da solenidade, Dra. Lúcia e os demais convidados colaram uma placa com o Selo CAU/DF no salão de entrada do hospital.

“O prédio traz leveza e arte para os pacientes que estão hospitalizados aqui,” disse a repórter. “De acordo com a avaliação do Conselho de Arquitetura, o estado de conservação do edifício é excelente e garante a originalidade das linhas arquitetônicas, dentro dos princípios da arquitetura de Brasília.”
Dra. Lúcia falou à reportagem sobre a responsabilidade de aliar a atualização tecnológica à preservação do projeto original do arquiteto João Filgueiras Lima – pensado, junto com as equipes de saúde, como lugar de reabilitação humanizada.

“O SARAH é um hospital digital muito ágil, mas isso não atropelou o espaço arquitetônico, então a gente mantém os espaços amplos, onde as equipes podem interagir entre si”, disse a neurocientista.
Dezenove construções foram consideradas para receber essa distinção, inclusive o prédio administrativo da Rede, o Edifício Pioneiras Sociais, que foi reformado com projeto do Lelé Filgueiras, na categoria de edificações de escritórios.
Segundo a reportagem, ganhou o segundo lugar na competição pelo Selo CAU/DF 2023 o Bloco D da SQS 213, que concorreu na categoria de blocos de superquadras.