A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação respira arte desde a sua concepção. O projeto arquitetônico das unidades hospitalares – fruto da colaboração genial entre o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, e o artista plástico Athos Bulcão – combina espaço, funcionalidade e acessibilidade com uma estética amistosa e acolhedora. São ambientes ideais para a reabilitação humanizada, que une ciência, tecnologia, educação e arte para ajudar cada paciente a alcançar seu potencial de autonomia e expressividade.
Se a reabilitação é a busca de novas possibilidades para mentes e corpos abalados em suas capacidades vitais, as artes plásticas, a música e a dança são instrumentos dessa reconstrução física, cognitiva e emocional. Equipes profissionais multidisciplinares trabalham com pacientes e acompanhantes para alcançar esse objetivo de forma conjunta.
As oficinas combinam o estímulo à criatividade com a descoberta de novos movimentos e adaptações, que serão úteis no retorno ao cotidiano de trabalho, estudo e lazer. Entre uma pincelada e outra, a interação entre pacientes, acompanhantes e profissionais de reabilitação é fonte de suporte emocional e inspiração artística.
Parte do acervo de obras de arte acumulado, ao longo dos anos, durante essas oficinas, pode ser visitado logo abaixo.
Esperamos que gostem.